Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura é fundada durante o I Encontro Nacional de Gestores da Cultura

ago 21, 2023 | #ENGCult

Nos dias 14 e 15 de agosto, o I Encontro Nacional de Gestores da Cultura (ENGCult) reuniu presidentes de Fóruns Estaduais de Gestores Municipais de Cultura em Vitória, Espírito Santo. 

Durante o evento, foi criada a Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura, com o objetivo de avançar na articulação conjunta e no intuito de pensar, debater, problematizar, planejar e executar políticas públicas e ações de interesse da pauta municipalista, considerando a diversidade e a pluralidade das realidades locais, especialmente, no que abarca os pequenos Municípios, sua vulnerabilidade e sua invisibilidade no debate nacional e na participação efetiva desta construção.

A criação da Rede visa colaborar na definição de políticas públicas que orientem ações dos governos, promovam a descentralização de recursos e capacitem os entes municipais para a gestão cultural eficiente.

Os presidentes dos Fóruns Estaduais de Gestores Municipais de Cultura foram convidados pelo Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e pelo Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, entidades organizadoras do ENGCult, para serem os Embaixadores e as Embaixadoras do evento em seus Estados, sendo envolvidos desde o início das mobilizações do Encontro, articulando a participação de gestores municipais de cultura de seus Estados. Essa articulação contribuiu para que o ENGCult reunisse mais de 1000 participantes e fortalecesse a pauta municipalista gerando este incrível resultado da fundação da Rede Nacional de Gestores Municipais de Cultura, que nasce com adesão de 13 Fóruns de gestores municipais de cultura dos Estados do Acre, Bahia, Sergipe, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Durante o evento, foi uma das unanimidades entres os participantes a importância da Cultura como motor de desenvolvimento dos Municípios, elemento fundamental para a identidade das pessoas, e o progresso social e econômico.  

Como bem destacou Renata Rosa Weixter, presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Estado do Espírito Santo e representante dos embaixadores e embaixadoras na cerimônia de abertura do Encontro: “O município é o principal ator no apoio à valorização da cultura local, pois ele é o notório conhecedor de suas comunidades culturais em cada cantinho dos seus limites territoriais. O maior desafio de todos nós aqui, unidos como Entes federados, que emerge da pauta municipalista é o de pensarmos em uma política que se desdobre do Sistema Nacional de Cultura e que trate especificamente das normativas obrigatórias da composição estrutural, organizacional e orçamentária dos Órgãos Gestores Municipais da Cultura, para que Prefeitos e Prefeitas de todo o Brasil cumpram esses pré-requisitos permitindo, dessa forma, o pleno funcionamento dos seus Sistemas Municipais de Cultura.” 

Na reunião de fundação, David Terra, presidente do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, foi eleito por unanimidade como interlocutor da Rede até a eleição da Mesa Diretora.

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e o Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados, anfitriões do I ENGCult, parabenizam a ação dos gestores e gestoras que oficializaram a criação da Rede e assumem o compromisso de reconhecimento dessa Rede na articulação nacional dos Fóruns. O documento de criação da Rede também foi referendado pelo Ministério da Cultura.

O I Encontro Nacional de Gestores da Cultura representa um marco histórico na união dos gestores municipais, estaduais e federais em prol do aperfeiçoamento do pacto federativo para o fortalecimento da Cultura brasileira estratégica, potente e transformadora para o país.

CARTA DE VITÓRIA: ENCONTRO NACIONAL DE GESTORES DA CULTURA

CARTA DE VITÓRIA: ENCONTRO NACIONAL DE GESTORES DA CULTURA

Vitória, 15 de agosto de 2023 Mais de mil gestoras e gestores municipais, estaduais e federais da cultura, de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, estiveram reunidos em Vitória, no Espírito Santo, durante os dias 14 e 15 de agosto de 2023, participando...